Saúde Express


Informativo

Circuito é boa opção para quem quer malhar, mas não tem muito tempo

O Circuito une exercícios aeróbios e localizados em uma mesma aula

O Circuito une exercícios aeróbios e localizados em uma mesma aula e permite que em um tempo reduzido a pessoa faça um trabalho globalizado e respeitando o seu próprio ritmo.


"O circuito é um treino rápido e eficiente, principalmente no gasto calórico e no condicionamento físico, logo, é uma boa opção para quem quer entrar em forma e não pode ficar horas na academia", explica a professora de educação física da Esporte & Cia, Ana Cláudia Delbem.


Para a psicóloga Carla Fernandes, de 35 anos, o maior benefício do circuito é a rápida perda de peso. "Acelera muito o metabolismo, tanto que nos primeiros dias, ficamos tão agitados que é difícil até para dormir. Além de otimizar o tempo na academia", opina.


Uma ótima opção para quem esteja meio de “saco cheio” de malhar sempre tudo igual seja na musculação, na localizada, nadando, pedalando ou mesmo correndo é o treinamento em circuito que pode servir para quebrar essa rotina, melhorar o condicionamento físico geral, desenvolver mais de uma valência física, fortalecer grupos musculares mais importantes desde o atleta ao cidadão comum. Conjugando a intensidade, a carga, as repetições e o intervalo entre as estações podem ser estimulados tanto a resistência aeróbia como a anaeróbia atendendo os objetivos esportivos ou até quem deseja apenas emagrecer.

Este sistema de circuito tem o intuito principal de manter sua frequencia cardíaca na zona alvo de treinamento, ou seja, manter  você queimando o máximo possível de calorias provenientes de gorduras. Normalmente o circuito é feito em vários aparelhos que intercalam exercícios aeróbicos (correr, pular corda, bicicleta, …) com exercícios anaeróbicos (musculação, abdominais e exercícios com pesos). 

Este treino intervalado é o MAIS EFICIENTE PARA A PERDA DE PESO. Portanto se você quer malhar para emagrecer e definir a musculatura (dando uma tonificada) e não tem muito tempo sobrando, estes tipos de academias são excelentes pois você termina a malhação em 30 minutos a uma hora (depende da academia).


Estações


Montado em uma sala ou ginásio, o circuito inclui varios exercícios que trabalham diferentes grupos musculares. O aluno permanece de segundos a 1 minuto em cada estação e passa para a outra sem intervalos, para que não haja queda na frequência cardíaca.


Existem vários tipos de circuito, dependendo do enfoque do professor, mas, geralmente, eles intercalam grupos musculares para que não haja sobrecarga e cansaço prematuro.


"Cada estação é voltada a um grupo muscular", ressalta a professora.


O circuito promove tônus muscular e resistência da articulação".


O circuito é uma aula dinâmica, já que cada aluno executa um exercício diferente e passa de um para o seguinte até fechar a sequência. "A aula rende, promove resultado e é ágil, diferente da monotonia da musculação", comenta o empresário Tiago Rodrigues. A professora de educação física Ana Cláudia Delbem ressalta que o circuito pode ser feito por alunos iniciantes, já que a intensidade e carga de cada exercício vão respeitar o ritmo individual. "Adequamos a carga e até a rotação da bike ao condicionamento do aluno".