Saúde Express


Informativo

Hidro Pilates

Um novo conceito em terapia aquática

Corpo e mente treinados ao mesmo tempo, em perfeita sintonia. Hidro Pilates é a aula que trabalha o condicionamento postural e utiliza técnicas de disciplinas como Yoga, Tai-Chi e Pilates, permitindo que você encontre o seu equilíbrio físico e mental. Desenvolve força , equilíbrio , flexibilidade, ficando em perfeita harmonia com sua mente.

É verificada uma melhora significativa nos alunos em suas qualidades: força, postura, equilíbrio (físico e mental), flexibilidade, respiração e capacidade de concentração. É uma aula que ajuda a eliminar o stress, auxiliando e facilitando seu controle emocional no dia a dia.

Hidro Pilates  - um novo conceito em terapia aquática

Hidro Pilates, Acqua Pilates ou Water Pilates são sinônimos para um programa de exercícios na piscina, baseado no método Pilates, cujo objetivo é o desenvolvimento de força, flexibilidade muscular e melhora da consciência e da postura corporal.

O Método Pilates é um método de condicionamento físico e mental que trabalha o corpo através do controle consciente dos movimentos articulares e dos músculos. Esse método foi estruturado em 1920 pelo alemão Joseph Hubertus Pilates e refere-se à aplicação dos princípios das forças, equilíbrio e gravidade aos mecanismos funcionais do corpo.

Como no método original, a hidro Pilates tem seu conceito baseado em princípios  como a respiração, concentração, centro de força (power house), controle, precisão e fluência do movimento, que associados aos princípios físicos da água proporciona uma execução segura e livre de sobrecargas indesejadas.

São pontos fundamentais da técnica na piscina, o trabalho em apoio de paredes, barras, equipamentos e acessórios, com a função de potencialização, estabilização e equilíbrio corporal, desenvolvimento da força e do alongamento muscular. Essa junção de fatores leva a melhora da conscientização corporal. 

Os exercícios do método Pilates são realizados com poucas repetições e alta qualidade na execução, o que possibilita uma prática completa, sincronizando conscientemente corpo e mente.

Qualquer movimento que se realize na água terá uma resistência a vencer maior do que a do ar. Essa resistência é aproveitada para a realização de diferentes exercícios em todos os planos de movimento, com a possibilidade de eleger o nível de resistência: quanto maior a força realizada, maior a resistência que a água oferece. “A resistência multidimensional facilita o equilíbrio e a paridade nos músculos agonistas/antagonistas” ( Sanders, M., Rippee N.).

Benefícios

No meio aquático o peso do corpo reduz em aproximadamente 90%, ocorre diminuição da pressão sobre as vértebras da coluna. A flutuabilidade reduz a tensão das articulações. A pressão hidrostática aumenta o trabalho respiratório e ainda verifica-se a diminuição do trabalho da musculatura tónica/postural.  

Esses fatores auxiliam na melhora do condicionamento fisico e mental, diminuição do estresse e da fadiga, melhora na performace das atividades diarias e profissionais, melhora da postura, alinhamento corporal, e coordenação motora além de aumentar a mobilidade articular e aliviar as dores.

Indicações

A maioria das tensões e fadiga muscular são o resultado da má postura, desequilíbrio corporal e padrões de respiração incorreta. Além de trabalhar fortalecendo o cinturão abdominal a hidro Pilates pode ser usada em reabilitação e tratamento de várias patologias.

Recomendado para quem sofre de lesões ou problemas musculares, crianças, gestantes,  melhor idade e a todos que desejam realizar uma atividade física de baixo impacto que lhes garantam bons resultados. 

As principais indicações médicas para essa técnica são: dores na coluna (hernia de disco, discopatias), melhora postural (escoliose, cifose, hipercifose, hiperlordose) problemas nos joelhos, ombros, lesões nos ossos e músculos, osteoporose, artrite, artrose entre várias outras.

Os exercícios realizados no meio aquático podem ser a forma mais saudável, mais confortável e mais segura para iniciar um trabalho complexo de fortalecimento e flexibilidade muscular.

 

“Um jovem sem flexibilidade é um velho; um velho com flexibilidade é um jovem”.               

 Joseph Pilates

Relaxe e tonifique o corpo com o hidropilates

Nada como malhar com benefícios. É isso que promete o Hidropilates. Um esporte novo que junta os benefícios da hidroginástica e do Pilates em uma mesma aula.

A prática promete proporcionar bom condicionamento físico, controle do corpo, boa capacidade de respiração e articulações saudáveis, tudo isso sem fortes impactos. Além disso, os exercícios ainda melhoram a postura tonificando o corpo de um jeito bem refrescante

A novidade agora é o Pilates na água!

Também chamada de water pilates, acqua pilates ou hidro pilates, pode ser feito por qualquer pessoa, desde que feita uma avaliação previa com um médico ou fisioterapeuta.

As aulas envolvem exercícios posturais, exercício de controle de centro (abdominal e músculos profundos da coluna vertebral), exercícios que tonificam e fortalecem as coxas, glúteo e além destes, uma proposta de exercícios fitness.

O pilates na água veio para possibilitar que pessoas que tinham dificuldades de realizar exercícios no solo possam realizá-los com segurança na piscina, dando a mesma resposta que o pilates no solo oferece.

O ambiente aquático por si só já possibilita uma gama de sensações e benefícios, somente por estar imerso na água, como a melhora do fluxo sanguíneo, da respiração, da descompressão das articulações, oferece melhor mobilidade e melhora da dor, e a água quente ainda proporciona relaxamento muscular, melhora o alongamento muscular e claro, o bem estar.

Tudo que envolve o pilates na água traz uma enorme sensação de bem estar! Neste inverno, deixe a preguiça de lado e caia nas águas quentes do Pilates

Veja as vantagens de praticar este exercício na água!

A moda dos exercícios embaixo d’água pegou mesmo! Se não bastasse o Spinning e outras atividades já muito conhecidas terem caído na piscina, agora é a vez do Pilates! E se esta aula já era relaxante em terra firme, não é preciso dizer quantos benefícios ela nos traz quando praticada na água, não é mesmo?

O Hidropilates foi desenvolvido nos Estados Unidos há quatro anos pela professora de ginástica Ann Anthony, que inventou a técnica por acaso. Certo dia resolveu jogar os elásticos utilizados no Pilates em uma piscina aquecida. A idéia foi tão bem sucedida, que a prática ganhou inúmeros adeptos.

Vale ressaltar que não são todos os aparelhos do Pilates que caem na água. Além do elástico, o famoso “macarrão”, usado na hidroginástica, transforma-se em mais um elemento desta aula, que tem o objetivo de melhorar o condicionamento físico, a respiração, a postura, a flexibilidade, a coordenação motora e, acima de tudo, aliviar o estresse do dia a dia.

A boa notícia é que o Hidorpilates é adequado para todas as faixas etárias, sendo, principalmente, uma ótima dica para a terceira idade! Até mesmo as grávidas podem fazer, obviamente se não houver nenhuma restrição médica! A aula dura cerca de uma hora e deve ser feita de duas a três vezes por semana!

Novidade HIDRO PILATES na Fisio Aquática

1) O que é Hidro Pilates?

Também conhecido como Water Pilates é um método de reabilitação e condicionamento físico, baseado nos princípios do método de Joseph Hubertus Pilates, realizado em meio líquido. Visa desenvolver a força, flexibilidade, alongamento muscular, consciência corporal e a melhora da postura respeitando a individualidade de cada praticante.

 2) Qual é a diferença para a hidroginástica?

A hidroginástica é uma atividade física realizada em meio liquido orientado pelo educador físico.

O Hidro Pilates é uma atividade física ou uma forma de reabilitação realizado em meio liquido com o auxílio dos princípios físicos da água baseando-se nos princípios do método Pilates, como Centro, Respiração, Controle, Fluidez, Precisão e Concentração, orientado tanto pelo Fisioterapeuta quanto pelo Educador físico.

 3) Quais são as indicações da atividade?

Na parte da reabilitação é indicada para pacientes com doenças ortopédicas, reumatológicas, pós- operatórios em geral, gestantes no pré e pós parto. E todos aqueles indivíduos que querem buscar uma atividade física de baixo impacto.

 4) Quais são os benefícios?

- Aumento da resistência física.

- Alongamento e maior controle corporal.

- Correção postural.

- Aumento da flexibilidade.

- Melhora da coordenação motora.

- Maior mobilidade das articulações.

- Fortalecimento dos músculos do Core (centro), músculos estabilizadores na coluna vertebral.

- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue.

- Aumento da concentração.

- Controle respiratório;

- Aumento da autoestima;

- Proteção das articulações

- Equilíbrio entre corpo e mente;

- Condicionamento físico;

- Força;

- Prevenção de contusões;

- Consciência corporal;

- Fortalecimento abdominal;

- Alinhamento de coluna;

- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;

- Aumento da concentração;

- Alívio do estresse;

- Estabilização do tronco;

- Equilíbrio de tônus muscular.

 5) Qual é a frequência recomendada?

As sessões podem ser realizadas de 2 a 3 vezes por semana.

 6) Existe alguma contra indicação?

Sim, para pessoas com dor aguda, hipertensão descontrolada, tímpano perfurado, problemas dermatológicos que impedem a entrada na piscina e pessoas com trauma ou medo de água.

 7) Qual é a duração de cada aula?

50 min a sessão. Sendo que a sessão pode ser individual ou em grupos de até 4 pessoas para cada profissional.

 8) É possível usar o Hidro Pilates para reabilitação?

Sim, como dito anteriormente o método Hidro Pilates pode ser realizado como forma de reabilitação física apenas pelo profissional Fisioterapeuta que é habilitado para trabalhos com diagnósticos, avaliação e reabilitação física (principalmente problemas severos de movimentos – reabilitação primária) as patologias mais comuns são:

- Fibromialgia;

- Artrose( degeneração da cartilagem articular);

- Artrite;

- Mal de Parkinson;

- Acidente vascular cerebral (AVC) de grau moderado e leve;

- Esclerose múltipla;

- Lombalgia e Cervicalgia;

- Hérnia de disco e degenerações discais específicas;

- Entorses de tornozelo e joelho;

- Pós-operatório em geral;

- Pós-fratura consolidada;

- Escoliose;

- Hiperlordose;

- Cifose.

 9) Quais são os exercícios mais usados no Hidro Pilates?

O método Hidro Pilates são os exercícios do Pilates adaptados para o meio aquático, são inúmeros os exercícios propostos no método, cabendo ao profissional escolher o  exercício ideal para cada praticante. Mais podemos dizer que os exercícios mais utilizados são:

- The Hundred;

- Single e double leg stretch;

- Leg pull e Leg pull front;

- Twist up;

- Saw;

- Leg circle.

Os materias utilizados no Hidro Pilates para a execução dos exercícios são: alças de pé, alças de mão, alças de borda com velcro, molas longas e molas curtas, faixas elásticas, elásticos, magic circle e plataforma.

Conheça a hidropilates e seus benefícios

O Hidropilates é baseado no alongamento isométrico, acionando principalmente os músculos abdominais, o diferencial é a resistência da água.

Com os mesmos princípios e benefícios do método tradicional, o water pilates ou hidropilates permite à pessoa flutuar e reduz a tensão nas articulações. Baseado no alongamento isométrico, acionando principalmente osmúsculos abdominais, o diferencial é a resistência da água, publicou o Portal da Educação Física.

Segundo a personal trainer Ana Claudia Alves, da Academia Celia Godoy, no pilates tradicional as molas exigem uma resistência maior do aluno. “Na água é usada apenas a força do próprio corpo, podendo ser praticado até por pessoas com dificuldade de equilíbrio.”

Benefícios do hidropilates

Cada aula queima cerca de 300 calorias, além de tonificar a musculatura, principalmente do abdome. Outro benefício é a redução de gordura localizada, já que o próprio movimento na água trabalha o sistema linfático e promove uma drenagem natural. “Melhora toda a circulação e o humor, muitas pessoas procuram para aliviar o estresse do dia a dia ou para melhoria do sono”, afirma a personal trainer Celia Godoy.

Praticado em piscina aquecida, em torno de 27 graus, a temperatura da água é outro ponto positivo, já que promove o relaxamento da musculatura e melhora na flexibilidade, aumentando a amplitude dos movimentos. “A água permite fazer determinados movimentos com leveza e graciosidade, que nem sempre são conseguidos no solo”, comenta Ana Claudia.

O ideal é praticar três vezes por semana em aulas de 45 minutos de duração e sempre com a água na altura do peito.

Hidropilates é indicado para pessoas com lesões

A prática  é indicada para pessoas que sofrem de lesões ou problemas musculares. Na terceira idade a modalidade pode amenizar dores de algumas doenças e melhorar os movimentos cotidianos. “O hidropilates é interessante porque possibilita que pessoas que têm dificuldade de movimentação em solo possam realizar os exercícios. Ele relaxa, aumenta a flexibilidade, o controle do corpo e trabalha a musculatura, sem provocar sobrecargas no organismo”, comenta Cristiane Rossano, fisioterapeuta da Clínica Sânitas.

Para as pessoas com algum tipo de patologia são usados acessórios na aula, como coletes que dão sustentação à coluna durante a prática, por exemplo, no caso de hérnia de disco.

“Nós, seres humanos, nascemos dentro do líquido, então se mexer dentro da água traz a tranquilidade de se exercitar sem medo e a recomposição do organismo”, diz Celia.