Saúde Express


Informativo

Musculação: uma aliada do emagrecimento

Reportagem da conceituada academia Body Tech

Quem quer emagrecer deve focar apenas nos exercícios aeróbicos?

 

O nosso coordenador de inovação, Bruno Franco, já deu varias dicas por aqui sobre como conquistar uma hipertrofia satisfatória. Hoje vamos falar sobre a importância dos exercícios aeróbicos na perda de peso. Sim, eles são fundamentais, mas precisam ser acompanhados por um treino de musculação para potencializar os resultados. Entenda como:

 

Quando pensamos em perder peso a primeira imagem que vem em nossa cabeça é a de uma esteira. Os exercícios aeróbicos estão geralmente relacionados ao processo de emagrecimento. Na prática, precisamos “queimar” mais calorias do que consumimos para emagrecer. Esse tipo de exercício pode promover um bom gasto calórico, mas durante o processo de perda de peso é comum  perder massa muscular também. Quando isso acontece, ocorre uma redução do metabolismo de repouso e esse “efeito colateral” acaba atrapalhando o processo de emagrecimento.

 

Uma boa forma de reduzir o excesso de gordura corporal sem perder massa muscular é fazer a musculação conjugada com os exercícios aeróbicos. Realizar um programa de musculação em circuito (troca de equipamentos sem intervalos) é uma excelente estratégia para a manutenção da massa muscular. Além disso, esse método de execução promove um aumento no metabolismo de repouso, ou seja, eleva o gasto calórico mesmo após o treino. A manutenção da massa muscular é fundamental para a manter a força, além de ser muito importante para aumentar o gasto calórico em repouso, já que quanto mais massa muscular uma pessoa tem, mais calorias ela gasta em repouso. Isso acontece porque os músculos tem uma concentração de mitocôndrias bem maior que o tecido adiposo (gordura), fazendo com que eles “queimem” mais calorias para se manterem “vivos”.

 

Na Bodytech oferecemos o programa EXPRESS como solução para quem  não tem tempo ou  motivação para fazer exercícios. Esse programa tem como característica mais marcante a execução dos treinos em circuito. Dessa forma, se combinarmos o treino do programa EXPRESS com uma sessão de treinamento aeróbico em algum equipamento (bike, step,jump etc), aumentaremos de forma significativa o gasto calórico da sessão de treinamento. Essa estratégia é muito útil para auxiliar no processo de emagrecimento. 

 

Por fim, vale lembrar que todo programa de emagrecimento deve ser supervisionado por um profissional de educação física e nutricionista. Os resultados serão muito mais eficientes se o aumento no gasto calórico diário vier acompanhado de uma dieta balanceada

 

Em Macaé fazemos esse trabalho na academia Saúde Express... venha para o novo! Venha para o melhor, venha buscar saúde e bem estar!